Blog

Dicas, orientações e informações úteis para pacientes, pais e profissionais da saúde

Categorias

Avaliação diagnóstica interdisciplinar no neurodesenvolvimento: entenda a importância

A avaliação diagnóstica interdisciplinar é indicada para a investigação e diagnóstico diferencial em uma série de suspeitas de déficits e/ou comprometimentos cognitivos e comportamentais, como: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC), Transtorno Desafiador Opositivo (TOD), Transtornos de aprendizagem (dislexia, discalculia, disortografia, entre outros), Altas Habilidades/Superdotação, quadros de demência, entre outros.


Diferente da avaliação neuropsicológica isolada, a avaliação interdisciplinar envolve uma equipe de especialistas, garantindo uma análise mais completa e precisa. Leia o artigo e saiba mais sobre os diferenciais desta abordagem!


O que é uma Avaliação Diagnóstica Interdisciplinar?

Esse tipo de avaliação combina conhecimentos de diferentes áreas, como neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e psiquiatria. O objetivo é identificar não apenas as dificuldades, mas também os potenciais do indivíduo, orientando um plano de intervenção eficaz.


Como funciona o processo?

No Instituto Sinergia, trabalhamos com um processo que valoriza a interdisciplinaridade em todas as etapas, dedicando momentos específicos para a troca entre as especialidades e, ainda, a avaliação com o paciente considerando a interação entre a Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria. Em etapas, a avaliação acontece da seguinte maneira:


Anamnese médica: Coleta de informações sobre histórico médico e pessoal do indivíduo
Discussão do caso e definição do protocolo: Discussão interdisciplinar entre as especialidades, para definição do protocolo avaliativo
Sessões de avaliação: Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Terapia Ocupacional: Sessões avaliativas com cada especialidade, com protocolos e testes específicos
Discussão do caso e definição do protocolo: Nova discussão entre a equipe para análise dos dados e elaboração do laudo integrado
Devolutiva: Apresentação detalhada do laudo e orientações de intervenção

Benefícios da avaliação interdisciplinar

A avaliação diagnóstica interdisciplinar traz uma série de vantagens:


Diagnóstico mais preciso: A análise conjunta reduz erros e subjetividades;
Plano de intervenção personalizado: Direciona estratégias terapêuticas adequadas;
Apoio à família e escola: Oferece recomendações para melhor suporte ao paciente.

A avaliação diagnóstica interdisciplinar é um passo fundamental para garantir um atendimento adequado e melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com transtornos do neurodesenvolvimento, dificuldades de aprendizagem ou demais condições associadas a comprometimentos cognitivos.

Se você tem dúvidas sobre o processo, entre em contato com o Instituto Sinergia e saiba mais!